Tratamentos

A definição do tratamento depende de uma série de fatores que incluem o tipo de câncer ( Não pequenas células ou pequenas células ), o tamanho, o local e a extensão do tumor e sobre tudo, o estado geral do paciente. Podem-se usar vários tipos de tratamentos e/ou combinações de tratamentos sempre com o objetivo de controlar a doença, diminuir os sintomas e melhorar a qualidade de vida do paciente.
- Quimioterapia:
Utiliza medicamentos anticancerígenos para destruir as células do câncer. Pode ser usada para o controle do crescimento do tumor ou para aliviar os sintomas da doença. A maioria dos medicamentos utilizados são administrados por via intravenosa ou por meio de um cateter colocada em uma veia de maior calibre e que permanece no local pelo tempo que for necessário. A quimioterapia é sistêmica, o que quer dizer que não somente ataca as células cancerígenas como também as células sadias do corpo. Ou seja, pode frequentemente apresentar efeitos colaterais e os mesmos estão relacionados ao tipo de medicamento quimioterápico e a dose administrada.
- Cirurgia:
Consiste na retirada do tumor. O tipo de cirurgia depende da localização da lesão tumoral no pulmão. A cirurgia pode ser de uma pequena parte do pulmão ( chamada segmentectomia ) ou pode ser necessário retirar um volume maior que corresponde a um lobo pulmonar ( cirurgia chamada de lobectomia ), quando se retira todo o pulmão a cirurgia se chama pneumectomia. É possível, após o tratamento cirúrgico, que células cancerígenas possam estar presentes no tecido próximo à lesão o em outra região do corpo. Alguns tumores podem ser inoperáveis por conta do tamanho ou do local onde estão alojados.
- Radioterapia:
Consiste no uso de raios de alta energia para destruir as células cancerígenas, é dirigida a uma área limitada e afeta as células cancerígenas. Pode ser usada antes da cirurgia para diminuir o tamanho do tumor ou após a cirurgia para destruir qualquer célula que eventualmente tenha ficado na área já operada. Pode ter efeitos colaterais ao atingir não somente as células cancerígenas, mas também as sadias.