Conclusão

Dos fumantes, 93,0% afirmam saber que o cigarro pode causar doenças graves.
O Cigarro possui mais de 4.000 substâncias que causam danos a nossa saúde, tendo como principais exemplos o câncer de boca, garganta, laringe, faringe, estômago, e o mais mortal deles, o Câncer Pulmonar.
Um pouco mais da metade dos fumantes (52,1%) disse que pensava ou planejava parar de fumar (49,2% entre os homens e 57,1% entre as mulheres). No entanto, sabe-se que deixar este vício requer muita força de vontade e apoio de amigos e familiares

 65,0% dos fumantes informaram que as advertências nos rótulos dos cigarros fizeram pensar em parar de fumar (63,5% entre os homens e 67,2% entre as mulheres).

A proibição de propagandas de cigarros também foi um avanço significativo na batalha contra o tabagismo, mas isso ainda não foi suficiente para diminuir o uso do cigarro. Leis restringindo o consumo de cigarros em espaços públicos vieram em boa hora livrando os frequentadores não-fumantes de serem fumantes passivos.

O fumante passivo sofre ainda mais com os danos causados pelo cigarro se conviver diariamente com fumantes ativos. A fumaça inalada pelo fumante passivo é mais danosa, pois é aquela que sai diretamente da ponta do cigarro, não passando pelo filtro, o que potencializa os danos. Enquanto o fumante ativo fuma um cigarro, a fumaça inalada pelo fumante passivo equivale a três cigarros, e não é preciso fazer muitos cálculos para saber quem será mais prejudicado.


Tendo em vista que o cigarro é a principal causa de câncer pulmonar, a melhor forma de se prevenir contra todos esses danos é evitar o mau hábito do fumo.